Projeto Leiturarte: Cultivando Leitores

03/09/24

Cultura na Comunidade de Antares

No último dia 29 de agosto, a sede da Biblioteca Marginow foi palco de um evento especial que marcou o encerramento do Projeto Leiturarte. Em uma manhã repleta de poesias, música, brincadeiras e batalhas de rimas com artistas locais, o projeto trouxe uma celebração vibrante da leitura e da cultura para a comunidade de Antares.
O Leiturarte é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de promover a leitura e a arte-educação entre crianças de áreas periféricas.

O projeto, que se estendeu por três meses, teve como foco a inclusão cultural. Conversamos com Rogger Darlem, educador do Instituto Marginow e mediador de leitura durante o projeto. Ele destacou a importância do Leiturarte para as crianças da comunidade: “O projeto foi uma oportunidade única para trazer a arte e a leitura para um público que muitas vezes não tem acesso a essas experiências. Através das atividades realizadas, buscamos proporcionar um ambiente estimulante e enriquecedor, oferecendo uma visão diferente da realidade cotidiana de muitos dos nossos jovens.”

Durante o evento, as crianças participaram de uma série de atividades que incluíam a exibição de vídeos educativos, uma batalha de rimas e uma festa de encerramento cheia de alegria e celebração. Estas atividades não só estimularam o interesse pela leitura, mas também promoveram a expressão criativa e o engajamento cultural dos pequenos.
A escola que esteve presente no evento, com as professoras Jéssica e Francine Verdan, desempenhou um papel importante na integração entre a comunidade escolar e o projeto. Francine, professora de educação infantil, ressaltou a importância da relação entre cultura e escola: “É fundamental criar essa conexão, especialmente envolvendo os pais e incentivando o hábito da leitura. Trabalhar dentro da sala de aula é crucial, mas ter um espaço como este dentro do território permite que as crianças e suas famílias tenham mais contato com os livros e a cultura.”

A professora Jéssica, que é gaúcha e atua há um ano na Rede Pública de Antares, compartilhou suas reflexões sobre a importância do projeto: “A falta de conhecimento sobre o próprio território e os espaços que podem ser utilizados muitas vezes reflete a ausência de direitos básicos, como o acesso à cultura. Projetos como o Leiturarte são essenciais para mudar essa realidade, oferecendo às crianças novas oportunidades e um novo caminho a seguir.”

Com o compromisso da democratização da cultura com atividades que vão além da sala de aula e envolvem toda a comunidade, o Leiturarte demonstra o poder da arte-educação como ferramenta de transformação social.

Autor: Juliana Neris
Foto: Kevin Gozz

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